A PSICOMOTRICIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM ESPECTRO AUTISTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumen
O presente artigo refere-se a um relato de experiência acerca das atividades realizadas como estudantes de Pós-graduação do curso de Gestão de Projetos e Formação Docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Este relato foi realizado de forma presencial, na Escola Municipal Padre Mauro Fancello, localizada na cidade de Manaus-AM, no ano de 2022. As atividades incluem o projeto formativo, que foi realizado na escola. Este projeto serviu para determinarmos qual problemática seria trabalhada, “O ensino de alunos com espectro autista com o uso da psicomotricidade”. Depois de escolhido o problema, foram realizadas atividades na sala de mídia e recursos, que envolviam o emprego de instrumentos de ensino como jogos, aparelhos eletrônicos e atividades lúdicas. Por meio dessas atividades, foi possível estabelecermos uma forma de ensino com alunos autistas, mostrando como atividades psicomotoras contribuem para o aprendizado de temas básicos, mas fundamentais, para o desenvolvimento desses estudantes.