RETORNAR COMO PROFESSOR(A): A EXPERIÊNCIA DE EGRESSOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO EM MANAUS
Resumo
Este artigo apresenta uma análise reflexiva sobre a experiência da formação de professores, quando ex-alunos retornam à escola onde estudaram no Ensino Médio para realizar Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas. A pesquisa se estruturou a partir de uma abordagem qualitativa, com base em observações participantes, registros de aulas e conversas informais com professores, alunos e gestores. O objetivo foi compreender como a memória escolar e o vínculo afetivo com o espaço influenciam a prática pedagógica, bem como os desafios enfrentados ao assumir a função docente em um ambiente antes ocupado como aluno. Os resultados indicam que o retorno ao espaço formativo potencializa uma atuação mais empática e crítica, ao mesmo tempo em que evidencia tensões entre as expectativas idealizadas e a realidade escolar. A Geografia, nesse contexto, mostrou-se potente ao fomentar o pensamento crítico e o reconhecimento do lugar como campo de vivências. O estudo contribui para reflexões sobre a formação docente, o papel da afetividade no ensino e a importância das experiências práticas na construção da identidade profissional.

