RETORNAR COMO PROFESSOR(A): A EXPERIÊNCIA DE EGRESSOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO EM MANAUS

  • Steffany Lobo Cruz Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Gabriel de Melo Leal Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Vilma Terezinha de Araujo lima Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Resumo

Este artigo apresenta uma análise reflexiva sobre a experiência da formação de professores, quando ex-alunos retornam à escola onde estudaram no Ensino Médio para realizar Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas. A pesquisa se estruturou a partir de uma abordagem qualitativa, com base em observações participantes, registros de aulas e conversas informais com professores, alunos e gestores. O objetivo foi compreender como a memória escolar e o vínculo afetivo com o espaço influenciam a prática pedagógica, bem como os desafios enfrentados ao assumir a função docente em um ambiente antes ocupado como aluno. Os resultados indicam que o retorno ao espaço formativo potencializa uma atuação mais empática e crítica, ao mesmo tempo em que evidencia tensões entre as expectativas idealizadas e a realidade escolar. A Geografia, nesse contexto, mostrou-se potente ao fomentar o pensamento crítico e o reconhecimento do lugar como campo de vivências. O estudo contribui para reflexões sobre a formação docente, o papel da afetividade no ensino e a importância das experiências práticas na construção da identidade profissional.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando do curso de Licenciatura em Geografia, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

##submission.authorWithAffiliation##

Professora Associada do curso de Licenciatura em Geografia, PPGEO e PPGED, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Publicado
2025-10-07
Como Citar
CRUZ, Steffany Lobo; LEAL, Gabriel de Melo; LIMA, Vilma Terezinha de Araujo. RETORNAR COMO PROFESSOR(A): A EXPERIÊNCIA DE EGRESSOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO EM MANAUS. Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 9, n. 3, p. 01 - 10, out. 2025. ISSN 2527-2349. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/4633>. Acesso em: 10 nov. 2025.