ENSINO DE GEOGRAFIA, REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

GEOGRAPHY TEACHING, REFLECTIONS ON TEACHING PRACTICE

  • Rita Dácio Falcão Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Nilson César Fraga Universidade Estadual de Londrina-UEL

Resumo

O ensino de Geografia é um tema que atualmente vem sendo debatido por muitos teóricos, principalmente quando refere-se a prática docente e seus desafios atuais, sobretudo em escolas públicas. Para melhor compreensão abordaremos os principais pontos que envolvem a prática docente, essa abordagem ajudará analisar as práticas pedagógicas utilizadas, ou seja, quais métodos de ensino utilizam para que suas aulas se tornem mais interessantes e acessíveis a todos os alunos. Essa reflexão é essencial para que o professor consiga conectar os conteúdos geográficos à vida dos alunos, a sua realidade, transformando o aprendizado em experiências significativas e enriquecendo a aprendizagem. As reflexões contidas neste trabalho estão embasadas em livros e estudos de autores como Libânio, Resende, Santos, Macedo, Chervel, Lacoste, dentre outros que discutem a temática. Esses autores apresentam uma visão crítica sobre a importância do professor de Geografia no contexto educacional atual, permitindo uma reflexão mais profunda sobre os desafios enfrentados pelas escolas e pelos educadores. Destacamos também, que é fundamental que o professor exerça sua função com responsabilidade, comprometimento, pautando-se por uma postura ética e política no exercício da prática educativa, assim, o professor de Geografia estará contribuindo para a formação de novos cidadãos éticos e críticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, professora do departamento de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA.

##submission.authorWithAffiliation##

Professor Doutor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Londrina-UEL, professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (PPGG/UNIR). 

Publicado
2025-05-04
Como Citar
FALCÃO, Rita Dácio; FRAGA, Nilson César. ENSINO DE GEOGRAFIA, REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 01 - 08, maio 2025. ISSN 2527-2349. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/4384>. Acesso em: 09 jul. 2025.