DA GUERRA FRIA À GUERRA DA UCRÂNIA: CONFIGURAÇÕES DO MODERNO SISTEMA MUNDIAL

FROM THE COLD WAR TO THE UKRAINE WAR: CONFIGURATIONS OF THE MODERN WORLD SYSTEM

  • Glauber Lopes Xavier Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Da Guerra-fria à Guerra da Ucrânia houve profundas transformações no sistema mundial. A China passou por um vigoroso processo de expansão de sua economia e tornou-se o segundo maior PIB global. A dissolução da União Soviética implicou no arrefecimento do poder daquela que fora a segunda maior potência mundial e, entrementes, os EUA lograram uma década de hegemonia quando lideraram, soberanos, o sistema mundial. Todavia, o novo século não tem sido menos conturbado em termos de mudanças: a China alcançou um virtuoso progresso tecnológico e a Rússia foi palco de relativo crescimento econômico e solução de sua crise política interna. Entende-se que a Guerra Rússia-Ucrânia se insere num contexto de rearranjo das forças geopolíticas em termos mundiais. Em outras palavras, que o conflito demarca uma nova dinâmica de poder entre potências de grandes dimensões e mesmo potências regionais, ensejando um sistema caracterizado mais pelo multilateralismo do que por algo que se possa considerar como uma nova Guerra-Fria.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Goiás (UEG), atuando no curso de Ciências Econômicas e como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado - PPGTECCER (mestrado/doutorado). Associado-Efetivo da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) e Líder do Grupo de Pesquisa em Geopolítica do capitalismo contemporâneo - GEOPOL (UEG/CNPq). Conduz pesquisas com ênfase nos processos geopolíticos tanto em escala global quanto em escala nacional/regional a partir dos seguintes eixos analíticos: Geopolítica, Estados nacionais e ciclos hegemônicos e Geopolítica, extrativismo e capitalismo periférico. Suas principais temáticas de investigação são: Dinâmica do poder global; Geopolítica do Brasil; Geopolítica dos recursos naturais, com especial foco no Cerrado; Processos de ocupação de fronteira e acumulação de capital.

Publicado
2025-05-02
Como Citar
XAVIER, Glauber Lopes. DA GUERRA FRIA À GUERRA DA UCRÂNIA: CONFIGURAÇÕES DO MODERNO SISTEMA MUNDIAL. Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 01 - 19, maio 2025. ISSN 2527-2349. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/4342>. Acesso em: 09 jul. 2025.