O ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA: PERCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DOCENTES FRENTE À EXPANSÃO AGRÍCOLA CAPITALISTA NA AMAZÔNIA NORTE MATO-GROSSENSE
GEOGRAPHY TEACHING IN A PUBLIC SCHOOL: TEACHERS’ SOCIO-ENVIRONMENTAL PERCEPTIONS IN FRONT OF CAPITALIST AGRICULTURAL EXPANSION IN THE NORTHERN MATO GROSSO AMAZON
Resumo
Face à intensificação dos problemas socioambientais atuais, torna-se de grande relevância a discussão e reflexão dessa temática na Educação Básica. A Geografia, sendo uma das disciplinas que trata da relação sociedade-natureza, não pode se furtar a esse debate. Por esse ponto de vista, objetivou-se a identificação e a análise das percepções dos professores de Geografia de uma escola da rede pública estadual de ensino de Vera, Mato Grosso, sobre as alterações e as implicações socioambientais nas relações de ensino-aprendizagem. Com esse intuito, o estudo baseou-se na pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica para fundamentar a análise e a pesquisa a campo para a aplicação da entrevista. O resultado revelou que os professores se preocupam com a emergência dos problemas socioambientais tanto em nível local quanto global e entendem a necessidade de frear os processos de degradação, propondo debates sobre caminhos para revertê-los. Para tanto, urge a compreensão da relação sociedade-natureza na integralidade a qual se concretizará a partir de um processo de ensino-aprendizagem crítico e emancipatório com vistas à formação do sujeito à cidadania em sua plenitude.