DESLOCAMENTOS INDÍGENAS: OS WARAO EM PARAUAPEBAS (PA)

INDIGENOUS DISPLACEMENT: THE WARAO IN PARAUAPEBAS (PA)

  • Ramon José Pinheiro Souza Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Fernando Monteiro Melo Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O artigo aborda a migração dos indígenas Warao da Venezuela para o Brasil, focando em Parauapebas, Pará. A migração ocorre devido à crise na Venezuela, seguindo rotas complexas de transporte. A adaptação no Brasil envolve desafios legais e econômicos, apesar do apoio governamental. A pesquisa usa abordagem quali-quantitativa para entender os deslocamentos complexos, considerando fatores históricos e atores institucionais. Para isso, utilizou-se de dados da vigilância socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS-PA).   Diante da crise migratória latino-americana, a análise dos Warao é crucial para compreender as questões sociais e políticas. Redes de parentesco são cruciais na escolha de locais durante a jornada. No Brasil, eles enfrentam barreiras culturais, linguísticas e recorrem a trabalhos informais. A presença dos Warao gera desafios para autoridades locais em atender suas necessidades específicas. O artigo se estrutura em analisar migrações teoricamente e explorar políticas públicas de abrigamento em Parauapebas, revelando as complexidades da adaptação e integração dos Warao no Brasil.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2011). Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2023). Especialista em Gestão de Políticas Sociais e Defesa de Direitos (2018). Especialista em Ensino de Filosofia e Sociologia, Especialista em Educação Indígena. É servidor efetivo da Prefeitura Municipal de Parauapebas-PA desde 2016, atuando como sociólogo nos seguintes setores: DRI (Departamento de Relações Indígenas) (2016); CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência social), como Técnico de Referência de nível superior do Serviço Especializado Em Abordagem Social (2016-2019); Acolhimento para adultos e suas famílias para migrantes (2019-2020); Técnico de nível superior da vigilância socioassistencial da SEMAS (2020-2023). É membro permanente do (GEPCS) - Grupo de pesquisa "Estudos com Sociedades - Comportamento, Etnografia e Direitos vinculado a UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (2020). É professor da rede estadual de ensino SEDUC-PA desde 2022 como professor contratado em Sociologia.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2020), onde desenvolveu pesquisa sobre o mercado imobiliário e a produção do espaço urbano de Manaus. Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2018). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), desenvolvendo pesquisa sobre teoria do valor em Marx e agricultura camponesa. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia (NEPECAB/UFAM) e do Grupo de Pesquisa Geografia Regional e Produção do Espaço (GERPE/UNIFESSPA). Atualmente é professor substituto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas. 

Publicado
2024-07-08
Como Citar
SOUZA, Ramon José Pinheiro; MELO, Fernando Monteiro. DESLOCAMENTOS INDÍGENAS: OS WARAO EM PARAUAPEBAS (PA). Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 8, n. 4, p. 01 - 16, jul. 2024. ISSN 2527-2349. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/3729>. Acesso em: 11 out. 2024.