TERRITÓRIO E RELAÇÕES DE PODER NA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS: METROPOLIZAÇÃO, RESISTÊNCIAS E PERMANÊNCIAS

  • Matheus Vieira Areb Doutorando em Geografia na Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Susane Patrícia Melo de Lima Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Francilene Sales da Conceição Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Resumo

O processo de metropolização do espaço induziu a construção de um novo objeto que liga Manaus a municípios ao sul da metrópole trazendo transformações e impondo uma nova dinâmica espacial para Iranduba e Manacapuru. Desde 2011 a Ponte Rio Negro figura como principal objeto do espraiamento da metrópole Manaus para a área rural dos dois municípios. A rodovia estadual Manoel Urbano, rodovia AM-070, que parte da Ponte Rio Negro em direção a tais municípios reestrutura, nestes territórios, sobretudo na zona rural, novos ritmos, processos, formas e conteúdos sob a lógica da (re)produção da metrópole Manaus. Em busca de apreender esse fenômeno analisa-se os imperativos capazes de evidenciar as transformações produto do processo das apropriações territoriais, bem como, as resistências e permanências perante a ação de diversos grupos e seus respectivos interesses na apropriação territorial. Através de uma análise crítica da (re)produção do urbano e da cidade, observações, registros fotográficos e entrevistas desenvolvidas em trabalho de campo constatou-se transformações significativas, novas dinâmicas que incorporam o novo ao passo que o velho persiste dialeticamente entre as transformações e permanências, e ainda, o surgimento da necessidade de uma ponderação: a cidade cresce para onde, para quem, é mediada por quais processos?

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutorando em Geografia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa Urbana e Regional/NPUR. 

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora do Curso  de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Urbana e Regional/NPUR.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Geografia pela Universidade pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Urbana e Regional/NPUR.

Publicado
2024-03-08
Como Citar
VIEIRA AREB, Matheus; MELO DE LIMA, Susane Patrícia; SALES DA CONCEIÇÃO, Francilene. TERRITÓRIO E RELAÇÕES DE PODER NA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS: METROPOLIZAÇÃO, RESISTÊNCIAS E PERMANÊNCIAS. Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 79-94, mar. 2024. ISSN 2527-2349. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/3396>. Acesso em: 22 jul. 2024.