INTERNACIONALIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO UMA FERRAMENTA DO GOVERNO BRASILEIRO PARA SUAS RELAÇÕES EXTERIORES

  • Claudison Muñoz de Lima Servicio Nacional de Aprendizaje (SENA) de Letícia-Colômbia
  • Iatiçara Oliveira da Silva Universidade do Estado do Amazonas/UEA
  • Rita Dácio Falcão Dácio Falcão UEA - Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este trabalho trata da internacionalização da língua portuguesa como um elemento cultural aliado à diplomacia do estado brasileiro através do ministério de relações Exteriores (MRE), tem como principal objetivo analisar o uso desta ferramenta de política externa pelo Brasil, especialmente depois da criação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 1996; enfatizando nos dois períodos de governo do presidente Lula entre os anos 2003 e 2010 e os seus reflexos de poder nacional na fronteira de Tabatinga e Leticia. São objetivos secundários averiguar o papel da CPLP para a mundialização da língua portuguesa e como o Brasil atua nesta organização multilateral, compreender o funcionamento da Rede Brasileira de Ensino no Exterior (REBEx),  mantida pelo Ministério de Relações Exteriores e entender como os agentes, e não o estado, contribuem para a difusão cultural do Brasil, com destaque para as Instituições do Ensino Superior Brasileiras (IES), de igual maneira a contribuição da promoção da cultura e a língua portuguesa por meio do exame de proficiência da língua portuguesa o CELPE-BRAS.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Prof. do Servicio Nacional de Aprendizaje (SENA) de Letícia-Colômbia. Especialista em Relações Internacionais e Geopolítica da Pan Amazônia/UEA.

##submission.authorWithAffiliation##

Prof. da Especialização em Relações Internacionais e Geopolítica da Pan Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas/UEA. ritadaciofalcao@gmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Prof. da Especialização em Relações Internacionais e Geopolítica da Pan Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas/UEA. ritadaciofalcao@gmail.com

Publicado
2024-03-31
Como Citar
MUÑOZ DE LIMA, Claudison; OLIVEIRA DA SILVA, Iatiçara; DÁCIO FALCÃO, Rita Dácio Falcão. INTERNACIONALIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO UMA FERRAMENTA DO GOVERNO BRASILEIRO PARA SUAS RELAÇÕES EXTERIORES. Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 8, n. 3, p. 33-50, mar. 2024. ISSN 2527-2349. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/2672>. Acesso em: 29 abr. 2024.