BRINCANDO, IMAGINANDO E CRIANDO E RECRIANDO: RECORTES NARRATIVOS EM UM CONTEXTO AMAZÔNICO

  • Maria Nazaré Teles de Lima
  • Francisca das Chagas Martins de Souza

Resumo

O indivíduo, ao criar essas imagens, mergulha em um processo mágico, misterioso, embora totalmente intencional. Ao trabalhar as narrativas infantis, em sala de aula, o professor precisa perceber que a essência dessas histórias se encontra na abstração de conceitos formadores de caráter, não podendo esquecer que a formação moral infantil acontece, exatamente, quando a criança é capaz de refletir sobre essas próprias histórias, identificando as personagens através de suas respectivas atitudes, além de fazer uma ponte reflexiva entre o seu modo próprio de pensar e o seu agir no mundo real. Buscando-se compreender como a criança ribeirinha torna-se parte desse espaço, incorporando-o a tudo que ela compreende como mundo, com estudo aqui proposto, pretendeu-se apresentar, através da observação e do registro das narrativas infantis, o significado das brincadeiras, a importância da cultura local no desenvolvimento infantil, e a compreensão de mundo dessas crianças a partir de seu imaginário e o dia a dia ribeirinho. Os pressupostos teóricos estão embasados em educadores e pesquisadores que compreendem as brincadeiras infantis como uma preparação para o mundo adulto

Publicado
2021-07-12
Como Citar
LIMA, Maria Nazaré Teles de; SOUZA, Francisca das Chagas Martins de. BRINCANDO, IMAGINANDO E CRIANDO E RECRIANDO: RECORTES NARRATIVOS EM UM CONTEXTO AMAZÔNICO. Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 85-106, jul. 2021. ISSN 2527-2349. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/2234>. Acesso em: 29 abr. 2024.
Seção
Artigos