A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E OS DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Helkely Martins Oliveira Ribeiro Universidad de La Integrácion de Las Américas

Resumo

No presente estudo, refletir-se-á sobre os desafios das propostas metodológicas da nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que vem resinificando, de alguma, forma a vida profissional, a escolha da temática parte do pressuposto de que a BNCC, estabeleceu uma nova forma de ensinar língua portuguesa, com foco na oralidade, leitura, escrita, produção de textos e interpretação de textos. Os alunos devem ter a oportunidade de se expressar e compreender os textos lidos. A BNCC também incentiva o uso de novas tecnologias, como jogos, aplicativos e vídeos, para aprender a língua portuguesa. A presente pesquisa tem como objetivo, descrever os principais desafios didático-metodológicos de natureza prática para os professores na implementação em sala de aula em consonância com a BNCC no projeto político-pedagógico. Optou-se por uma pesquisa qualitativa e quantitativa, adotando como procedimento técnico pesquisa documental e bibliográfico onde se fez o levantamento operacionalizado através de análises. Os resultados evidenciam que embora ainda existam algumas áreas que precisem de aprimoramento, a BNCC tem o potencial de melhorar significativamente o ensino em nosso país. Ela oferece um maior foco na aprendizagem e na formação de habilidades dos alunos, permitindo que eles desenvolvam uma melhor compreensão das disciplinas que estudam. Além disso, a nova BNCC incentiva uma abordagem mais inclusiva e permite a adaptação de conteúdos para atender às necessidades e interesses dos alunos. A BNCC também apoia a criação de ambientes de aprendizagem mais colaborativos e interativos, bem como melhores trabalhos de conclusão de curso.

Publicado
2024-08-30
Como Citar
RIBEIRO, Helkely Martins Oliveira. A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E OS DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 13, p. 72 - 89, ago. 2024. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/2786>. Acesso em: 11 out. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/marupiara.v0i13.2786.
Seção
Artigos