A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA REGIONAL NA VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DOS(AS) ALUNOS(AS) NO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO AMAZONAS
Resumo
A historiadora francesa Dominique Julia (2001) argumenta que, ao examinar as relações entre professores x alunos, os educadores podem entender melhor como as diferentes influências sociais influenciam e afetam a cultura escolar e a identidade do discente. Ela acredita que isso pode ajudar os educadores a projetar e implementar programas escolares mais eficazes que respondam às necessidades culturais e educacionais de alunos. Com base nessa argumentação essa pesquisa se propõe a fazer uma abordagem bibliográfica a respeito da importância da literatura regional na valorização da identidade dos alunos. Para isso comentaremos a respeito das metodologias de ensino de literatura com as ideias iniciais de João Wanderley Geraldi, Carlos Alberto Faraco e Sírio Possenti e, para fomentar a discussão, acrescentaremos as contribuições, também iniciais, de Magda Soares. Por fim, comenta-se que a leitura permite ao leitor estabelecer uma conexão com o texto e entender verdadeiramente o que o autor pretendeu transmitir. A leitura é uma ferramenta essencial para que o leitor possa se conectar com o texto e aprofundar-se nele, absorvendo cada parte dele ao mesmo tempo. Além disso, a leitura também possibilita às pessoas se aprofundarem na literatura regional, ampliando seus horizontes intelectuais e culturais, pois ela é capaz de oferecer diversas perspectivas. Portanto, a leitura é uma parte essencial do processo de compreensão e aproveitamento da literatura regional.