A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA REGIONAL NA VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DOS(AS) ALUNOS(AS) NO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO AMAZONAS

  • Clodoaldo Matias Silva IFAM
  • Janderson Gustavo Soares de Almeida UNIASSELVI
  • Suelem Sampaio Figueiredo UNOPAR

Resumo

A historiadora francesa Dominique Julia (2001) argumenta que, ao examinar as relações entre professores x alunos, os educadores podem entender melhor como as diferentes influências sociais influenciam e afetam a cultura escolar e a identidade do discente. Ela acredita que isso pode ajudar os educadores a projetar e implementar programas escolares mais eficazes que respondam às necessidades culturais e educacionais de alunos. Com base nessa argumentação essa pesquisa se propõe a fazer uma abordagem bibliográfica a respeito da importância da literatura regional na valorização da identidade dos alunos. Para isso comentaremos a respeito das metodologias de ensino de literatura com as ideias iniciais de João Wanderley Geraldi, Carlos Alberto Faraco e Sírio Possenti e, para fomentar a discussão, acrescentaremos as contribuições, também iniciais, de Magda Soares. Por fim, comenta-se que a leitura permite ao leitor estabelecer uma conexão com o texto e entender verdadeiramente o que o autor pretendeu transmitir. A leitura é uma ferramenta essencial para que o leitor possa se conectar com o texto e aprofundar-se nele, absorvendo cada parte dele ao mesmo tempo. Além disso, a leitura também possibilita às pessoas se aprofundarem na literatura regional, ampliando seus horizontes intelectuais e culturais, pois ela é capaz de oferecer diversas perspectivas. Portanto, a leitura é uma parte essencial do processo de compreensão e aproveitamento da literatura regional.

Publicado
2024-08-28
Como Citar
SILVA, Clodoaldo Matias; ALMEIDA, Janderson Gustavo Soares de; FIGUEIREDO, Suelem Sampaio. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA REGIONAL NA VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DOS(AS) ALUNOS(AS) NO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO AMAZONAS. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 13, p. 31 - 51, ago. 2024. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/2760>. Acesso em: 11 out. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/marupiara.v0i13.2760.
Seção
Artigos