Chamada para número Especial Temático sobre “Produtos técnico- tecnológicos e extensão inovadora”
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem o prazer de convidar a comunidade científica a submeter manuscritos ao número Especial Temático sobre “Produtos técnico-tecnológicos e extensão inovadora” no periódico Extensão em Revista.
A produção tecnológica tem se ampliado em todas as áreas científicas e transformado modelos de formação de novos pesquisadores. Esse movimento não ocorre isoladamente, mas se articula ao novo espaço que a extensão vem ocupando na academia, retomando a conhecida e necessária integração ensino, pesquisa e extensão. A tecnologia atravessa e potencializa a efetividade desta almejada integração, promovendo novas leituras dos modos e finalidades da produção científico-tecnológica, em correalização com as comunidades afetadas/envolvidas. De uma relação estrita com a ciência, já largamente difundida, a produção tecnológica mostra não se limitar aos lugares tradicionais quando assume formas de inovar com a comunidade, e para ela. A extensão já se mostrou promissora em muitas áreas de formação universitária, diferenciada em variados níveis de expansão e apropriação de suas práticas para o cenário acadêmico. À medida que o futuro da extensão universitária se torna cada vez mais orientado para claros objetivos sociais, e a tecnologia se mostra uma aliada estratégica para ampliar o alcance de seus resultados, é fundamental explorar como a articulação extensão e tecnologia pode redefinir o cenário da educação superior.
Tal integração é um avanço fundamental e oportuno. Os sistemas educacionais, de saúde, de produção sustentável, entre tantos outros que compartilham os desafios de melhorar a prestação de seus serviços à comunidade, estão à frente de uma oportunidade sem precedentes para responder às necessidades em modos mais solidários, participativos e inovadores. Em especial a pós-graduação brasileira, reconfigurada pelos mestrados e doutorados profissionais, que tem se lançado à criação, desenvolvimento, validação, avaliação e implementação de produtos técnico-tecnológicos (PTT). Até que ponto este momento poderá significar avanços importantes no caminho da extensão inovadora é o que precisamos refletir - é o que faz desta questão uma prioridade de exploração e aprofundamento científico.
Esta Coleção de Artigos centrar-se-á na aplicação e no potencial de articulação entre a extensão e a produção tecnológica, com especial ênfase nos aspectos teóricos e práticos, e no cenário da pós-graduação, mas não apenas aos mesmos. Os subtópicos incluem, mas não estão limitados a:
- Articulação entre Produtos técnico-tecnológicos (PTT) e Extensão inovadora nos campos da educação, saúde, economia solidária, meio ambiente, cultura, engenharia, gestão, justiça, direitos humanos, inclusão e diversidade, entre outros;
- Articulação entre Pós-graduação stricto sensu, produção técnico-tecnológica (PTT) e as finalidades da extensão universitária;
- Bases, propostas metodológicas, e experiências de produção técnico-tecnológica que expressem ou assumam a extensão universitária e ou formas de integração/codesenvolvimento com a comunidade e usuários, assim como tecnologia socialmente apropriada;
- Estudos de desenvolvimento de tecnologias de processo ou de produto para o cuidado, a educação, a gestão, a comunicação social, entre outros, que demonstrem efetiva participação/engajamento de grupos e comunidades ou inovação social.
A modalidade dos artigos (originais/pesquisa, revisão, relatos de experiência, reflexão/ensaio), assim como a normalização/formatação, deverá seguir as normas especificas da Extensão em Revista.
Todos os manuscritos submetidos a este número especial serão submetidos a uma revisão por pares. É recomendável observar os objetivos, escopo da revista e as instruções para os autores antes da submissão. (https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/about)
Durante a submissão, introduza o código EXT+TEC no campo “título dos metadados” para indicar que o seu artigo deve ser considerado para este número/coleção. Favor atentar que será aplicada a taxa normal de publicação de artigos.
A data limite para a submissão do manuscrito é 30 de setembro de 2025.
Com os melhores cumprimentos