ESCREVER COM A VOZ: A POESIA EM PERFORMANCE NO CONTEXTO TRANSNACIONAL
Resumo
Em seu livro muito conhecido, Orality and Literacy, Walter Ong discute o desenvolvimento da escrita como tecnologia; para ele, “a mudança da linguagem oral para a escrita é essencialmente uma mudança do espaço sonoro para o visual, isto é, da ‘dominância da audição’ para a ‘dominância da visão” (Ong, 1982, p. 117). Essa tendência se intensifi ca, por um lado, através do desenvolvimento da alfabetização em massa e do hábito da leitura silenciosa; e, por outro, através da concepção de literatura defendida por românticos e modernistas (e apoiada por abordagens críticas como o formalismo e a Nova Crítica), baseada na visão dos textos como “mensagens auto-sufi cientes [...] isoladas de qualquer consciência dos autores, meios de distribuição, modos de atuação e do público” (Henricksen, 2001, p. 77). A música, então, se afasta do poema, assim como se desfaz a dependência e colaboração mútuas entre o poeta e o público, que passa a ser como que ignorado.