PARA ALÉM DO PENSAMENTO ABISSAL NA SALA DE AULA

o graffiti como forma de expressão de saberes e cultura na educação amazônida

  • Vivian Jaqueline Viana do Amor Divino

Resumo

Este artigo nasce das reflexões propostas pela disciplina “Cultura,
Saberes e imaginários na educação amazônica”, no âmbito do Programa de
Pós-Graduação em Educação, na Universidade do Estado do Pará, que ocorreu
no período de março a junho de 2023. O texto discorre sobre a necessidade
pensamentos pós abissais em sala de aula, que valorizem os conhecimentos
prévios dos alunos e que sejam significativos ao trazer para o centro das
discussões escolares elementos do contexto social em que estes alunos estão
inseridos. O objetivo específico do estudo é explorar como o graffiti pode ser
utilizado em sala de aula como uma forma de expressão de saberes e cultura,
contribuindo para a superação de pensamentos abissais, segundo Santos
(2010). Metodologicamente, baseia-se em uma abordagem qualitativa e
teórica, embasada em revisão bibliográfica. Entre os principais resultados,
destaca-se a valorização dos saberes locais e como utilização do graffiti em
sala de aula contribui para a superação do pensamento abissal, que
tradicionalmente exclui e marginaliza certos tipos de conhecimento,
principalmente no contexto amazônico.

Publicado
2024-12-13
Como Citar
DO AMOR DIVINO, Vivian Jaqueline Viana. PARA ALÉM DO PENSAMENTO ABISSAL NA SALA DE AULA. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], v. 2, n. 22, p. 151-165, dez. 2024. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/4126>. Acesso em: 15 mar. 2025. doi: https://doi.org/10.59666/cc-ppgich.v2i22.4126.