MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

uma experiência no ensino de história e perspectivas para a Amazônia

  • Yomarley Lopes Holanda
  • Arthur Figueira do Nascimento

Resumo

A presente pesquisa é resultado do desenvolvimento de um projeto
de ensino de história, aplicado durante o Estágio supervisionado II, em uma
escola da rede estadual de ensino, a metodologia utilizada fora a utilização das
músicas do período da ditadura cívico-militar no Brasil (1964-1985), a
proposta do projeto se pautou no desenvolvimento de uma paródia didáticomusical
acerca do período histórico, se procurando assim um maior
envolvimento de todos (as) no processo de ensino-aprendizagem, o trabalho
está dividido na contextualização do tema, no diálogo com a psicologia da
educação e da aprendizagem, na colocação da MPB em seu tempo histórico,
na perspectiva da música no ensino de história e na última seção dedicada à
apresentação da letra desenvolvida no projeto, bem como à explicação de suas
estrofes. Procuramos por trazer nossas perspectivas quanto à utilização da
Música Popular Amazonense (MPA), a partir das potencialidades humanas
trabalhadas e da nossa experiência vivenciada.

Publicado
2024-12-12
Como Citar
HOLANDA, Yomarley Lopes; DO NASCIMENTO, Arthur Figueira. MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], v. 2, n. 22, p. 95-115, dez. 2024. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/4122>. Acesso em: 15 mar. 2025. doi: https://doi.org/10.59666/cc-ppgich.v2i22.4122.