MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
uma experiência no ensino de história e perspectivas para a Amazônia
Resumo
A presente pesquisa é resultado do desenvolvimento de um projeto
de ensino de história, aplicado durante o Estágio supervisionado II, em uma
escola da rede estadual de ensino, a metodologia utilizada fora a utilização das
músicas do período da ditadura cívico-militar no Brasil (1964-1985), a
proposta do projeto se pautou no desenvolvimento de uma paródia didáticomusical
acerca do período histórico, se procurando assim um maior
envolvimento de todos (as) no processo de ensino-aprendizagem, o trabalho
está dividido na contextualização do tema, no diálogo com a psicologia da
educação e da aprendizagem, na colocação da MPB em seu tempo histórico,
na perspectiva da música no ensino de história e na última seção dedicada à
apresentação da letra desenvolvida no projeto, bem como à explicação de suas
estrofes. Procuramos por trazer nossas perspectivas quanto à utilização da
Música Popular Amazonense (MPA), a partir das potencialidades humanas
trabalhadas e da nossa experiência vivenciada.