DOSSIÊ TEMÁTICO: INTERFACE ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
A educação em ciências é uma prática social que vem sendo cada vez mais ampliada e desenvolvida nos chamados espaços não formais de educação e nas diferentes mídias. Existe um consenso com relação à importância e necessidade de se elaborar políticas e estratégias pedagógicas que efetivamente auxiliem na compreensão do conhecimento científico, por meio de experiências fora da escola. No entanto, ainda são tímidas, em especial no Brasil, as iniciativas de investigação que tenham por objeto o ensino de ciências em ambientes não formais de educação e a divulgação científica.
Para contribuir com esse campo do conhecimento diverso e pouco explorado, este dossiê pretende ser um veículo para discussões com propostas teórico-metodológicas sólidas, envoltas com as questões do ensino de ciências em espaços não formais e a divulgação científica, e que possam contribuir com novas pesquisas e novos campos do saber, servindo de subsídios teóricos e práticos para futuros estudos.
Os resultados obtidos refletem o esforço acadêmico e científico de pesquisadores que buscam difundir seus conhecimentos considerando a realidade da sociedade moderna, que usa as mídias para obter, instantaneamente, conhecimentos científicos específicos, de maneira atrativa e familiar, a fim de resolver situações de forma acessível. É necessário mostrar através da comunicação científica que o ensino de ciências em espaços não formais pode e deve ser popularizado.
Assim, aqui você encontrará treze artigos que abordam diversas temáticas inerentes às questões educacionais do ensino de ciências e da divulgação científica, tão relevantes quanto pragmáticos. Boa leitura a todos e todas!












