O PREÇO DA COR E OUTRAS VIOLÊNCIAS: REFLEXÕES PARA ALÉM DOS MUROS ESCOLARES

Resumo

O propósito deste texto-ensaio é gerar reflexões e discutir a necessidade e a potencialidade da ação humana com vistas ao combate do racismo e de outras violências contra pessoas negras. A construção e o desencadear das ideias apresentadas aqui estão embasadas em literatura e produções científicas da área relacionada às questões raciais, contribuindo e embasando as ponderações tecidas. Dessa forma, este ensaio dedica-se a afetar todos os seus leitores e suas leitoras, tirando-os/as da inércia, da reprodução de processos de exclusão e levando-os/as à busca pelo letramento racial e à tomada de decisão e ações efetivas na Educação em espaços formais e não formais.

Referências

ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ARAÚJO, H. L. M. R.; BRAGA, C. C. A Escola de Todas as Cores: o papel do gestor escolar no combate ao racismo. Exitus, Santarém, v. 9, n. 2, p. 263–291, abr. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000200263&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 23 mai. 2023.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm . Acesso em: 5 mai. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 3/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF: MEC/CNE, 10 mar. 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/003.pdf . Acesso em: 4 mai. 2023.

CARVALHO, D. M. S.; FRANÇA, D. X. Estratégias de enfrentamento do racismo na escola: uma revisão integrativa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 3, p. 148–168, set./out. 2019. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=585861585008 . Acesso em: 23 mai. 2023.

CAVICCHIOLI, G.; MOREIRA, M. Estudantes negros enfrentam o racismo de professores e colegas em universidades. Ponte, São Paulo, 28 abr. 2018. Disponível em: https://ponte.org/estudantes-negros-enfrentam-o-racismo-de-professores-e-colegas-em-universidades/ . Acesso em: 16 mai. 2023.

CERQUEIRA, D.; FERREIRA, H.; BUENO, S. (coord.). Atlas da Violência 2021. São Paulo: FBSP, 2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/arquivos/artigos/5141-atlasdaviolencia2021completo.pdf . Acesso em: 23 mai. 2023.

COELHO, W. de N. B. A cor ausente. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009.

COSTA, S. O branco como meta: apontamentos sobre a difusão do racismo científico no Brasil pós-escravocrata. Estudos Afro-Asiáticos, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1/2/3, p. 47–68, jan./dez. 2006.

CURI, P. L.; RIBEIRO, M. T. de A.; MARRA, C. B. A violência obstétrica praticada contra mulheres negras no SUS. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 72, n. spe, p. 156–169, 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672020000300012&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 25 mai. 2023.

DIAS, C.; PATRIARCA, P. Racismo em universidades: professores e alunos negros relatam ataques criminosos no interior de SP. G1, [Sorocaba], 5 jul. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2019/07/05/racismo-em-universidades-professores-e-alunos-negros-relatam-ataques-criminosos-no-interior-de-sp.ghtml . Acesso em: 15 mai. 2023.

FERREIRA NETTO, A. C. Letramento para as relações étnico-raciais e formação de professores. África e Africanidades, Rio de Janeiro, ano XII, n. 32, p. 1–18, nov. 2019. Disponível em: http://africaeafricanidades.com.br/documentos/0090112019.pdf . Acesso em: 23 mai. 2023.

GOMES, N. L. O combate ao racismo e a descolonização das práticas educativas e acadêmicas. Revista de Filosofia Aurora, Curitiba, v. 33, n. 59, p. 435–450, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=673373992012 . Acesso em: 29 mai. 2023.

GOMES, N. L.; SILVA, P. V. B. da; BRITO, J. E. de. Ações afirmativas de promoção da igualdade racial na educação: lutas, conquistas e desafios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, p. e258226, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/3PyCNZ5FhDNjjchnPBGKhJw/# . Acesso em: 11 mai. 2023.

GONZALEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

GUIMARÃES, A. S. A. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2002.

GUIMARÃES, A. S. A. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999.

GUINIER, L. From Racial Liberalism to Racial Literacy: Brown V. Board of Education and the Interest-Divergence Dilemma. Journal of American History, [Oxford], v. 91, n. 1, p. 92–118, 2004.

HOFBAUER, A. Uma história de branqueamento ou o negro em questão. São Paulo: Editora Unesp, 2006.

LANATTE, Y.; SOARES, S. K.; MARTINS, I. Racismo científico e ensino de ciências: uma revisão bibliográfica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 13, 2021, Campina Grande. Anais eletrônicos [...] Campina Grande: Realize Editora, 2021. p. 1–8. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76657 . Acesso em: 19 jun. 2023.

MATOS, M. S.; BISPO, A. M. C.; LIMA, E. A. C. Educação antirracista e a Lei 10.639/03: uma proposta de implementação a partir do novembro negro do IFBA. Holos, Natal, v. 2, p. 349–359, 2017.

MENDES, G. L. Diretor de escola de elite de SP é omisso contra casos de racismo, apontam pais. Ponte, São Paulo, 7 dez. 2022. Disponível em: https://ponte.org/diretor-de-escola-de-elite-de-sp-e-omisso-contra-casos-de-racismo-apontam-pais/ . Acesso em: 20 mai. 2023.

MOSLEY, M. “That really hit me hard”: moving beyond passive anti‐racism to engage with critical race literacy pedagogy. Race Ethnicity and Education, Abingdon, v. 13, n. 4, 449–471, 2010.

MOURA, A. L. C.; AUTIELLO, S. L. M. A imprensa negra como possibilidade estratégica de trabalho para a formação leitora no espaço escolar. Entreletras, Araguaína, v. 8, n. 2, p. 282–300, 2017.

OLIVEIRA, I.; SACRAMENTO, M. P. Raça, Currículo e Práxis Pedagógica: relações raciais e educação: o diálogo teoria/prática na formação de profissionais do magistério. In: OLIVEIRA, I.; PESSANHA, M. M. J. (org.). Educação e Relações Raciais. Niterói: CEAD/UFF, 2015. p. 259–320. Disponível em: http://ole.uff.br/wp-content/uploads/sites/573/2020/09/Educa%C3%A7%C3%A3o-e-Rela%C3%A7%C3%B5es-Raciais-vol.1-1.pdf . Acesso em: 30 mai. 2023.

OLIVEIRA, L. C. O racismo na sala de aula: uma intervenção com professoras da RME/BH. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Étnico-Raciais) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PFRMC/1/universidade_federal_de_minas_gerais.pdf . Acesso em: 29 mai. 2023.

PEREIRA, M. M. Africanidade e Letramento Literário: a lei 10.639/03 e a questão étnico-racial na escola. In: SIMPÓSIO NACIONAL E INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, 14., Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: EDUFU, v. 2, n. 2, 2011. p. 1–11. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2011/237.pdf . Acesso em: 23 maio 2023.

PINTO, K. C. G. Baixada afro-brasileira: valorização das manifestações artísticas e culturais. Relacult, Jaguarão, v. 3, p. 109–120, 2017.

RIBEIRO, D. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

RIEDEMANN, A.; STEFONI, C. Sobre el racismo, su negación, y las consecuencias para una educación anti-racista en la enseñanza secundaria chilena. Revista Latinoamericana Polis, Santiago, v. 14, n. 42, p. 191–216, dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-65682015000300010&lng=es&nrm=iso . Acesso em: 29 mai. 2023.

RODRIGUES, R. M. M. Educação das relações étnicos-raciais e gestão escolar. Cadernos ANPAE, Goiânia, v. 1, p. 1-13, 2011. Disponível em: https://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0480.pdf . Acesso em: 30 mai. 2023.

SANTOS, A. P. Estudante é vítima de racismo em troca de mensagens de alunos de escola particular da Zona Sul do Rio. G1, Rio de Janeiro, 20 maio 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/05/20/estudante-e-vitima-de-racismo-em-troca-de-mensagens-de-alunos-de-escola-particular-da-zona-sul-do-rio.ghtml . Acesso em: 25 mai. 2023.

SANTOS, C. G.; SANTOS, J. R. de O.; EL KADRI, M. S. Letramento Racial Crítico na construção da Educação Antirracista nas aulas de língua inglesa da Educação Básica. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 2, p. 153–172, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/43104 . Acesso em: 31 mai. 2023.

SCHWARCZ, L. M. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil: 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SCHWARCZ, L. M.; STARLING, H. M. Brasil: uma nova biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SEMIS, L. Casos de racismo e discriminação. Nova Escola, São Paulo, 9 set. 2014. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3412/casos-de-racismo-e-discriminacao . Acesso em: 23 mai. 2023.

SKERRETT, A. English teachers’ racial literacy knowledge and practice. Race Ethnicity and Education, Abingdon, v. 14, n. 3, p. 313–330, 2011.

SKIDMORE, T. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012.

SOUZA, A. L. S.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Letramento de Reexistência: um conceito em movimentos negros. Revista da ABPN, São Paulo, v. 10, Ed. Especial, p. 1–11, jan. 2018. Disponível em: http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/526/448 . Acesso em: 23 mai. 2023.

SUDÁRIO, M. V. B.; MORENO, G. L. Criança, escola e acolhimento institucional: a escola como espaço de socialização. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 68, p. 29–41, jan./mar. 2022. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000100029&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 30 maio. 2023.

VÓVIO, C. L.; FIRMINO, E. A. A construção de identidades étnico-racial em eventos de letramento numa escola pública municipal de São Paulo. Íkala, Medellín, v. 24, n. 2, p. 1–24, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v24n01a07 . Acesso em: 15 mai. 2023.
Publicado
2023-07-30
Como Citar
VIGÁRIO, Ana Flávia. O PREÇO DA COR E OUTRAS VIOLÊNCIAS: REFLEXÕES PARA ALÉM DOS MUROS ESCOLARES. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 20, n. 34, p. e23023, jul. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/4033>. Acesso em: 15 nov. 2025. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v20.n34.4033.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##