TY - JOUR AU - MATIELLO, ALEXANDRE MAURICIO AU - AZEVEDO, GISELLE ARTEIRO NIELSEN PY - 2022/01/30 TI - CONTRIBUIÇÕES DA ARQUITETURA E URBANISMO PARA A IDEIA DE TERRITÓRIOS EDUCATIVOS NA INFÂNCIA JF - Revista Vagalumear; v. 2 n. 2 (2022): Edição Especial - CIDADES EDUCADORAS: o desafio da construção de outro paradigma pedagógico e de gestão em tempos dist´´opicos KW - N2 - A ausência da infância, seja por sua negação ou invisibilidade, nos estudos acadêmicos e nas cidades, tem sido apontada por vários autores. No âmbito do território, as crianças são negligenciadas, não obstante sejam partícipes no mundo dos adultos, com quem compartilham e disputam territorialidades. A cidade modernista atesta, com seu modelo funcionalista, a desconsideração para com a dinâmica própria das crianças na apropriação dos territórios. Não obstante isto, as Cidades Educadoras, tem apontado desde 1990 para outros horizontes, em que as diferentes gerações interajam na cidade, com o suporte de uma trama educativa composta por diferentes agentes. A Arquitetura e Urbanismo tem refletido criticamente sobre seu legado na modernidade e contribui para que os princípios da Cidade Educadora sejam difundidos, pensando na potência do sistema de objetos urbanos e arquiteturais para o processo educativo. No Brasil, a incorporação de outros agentes e territórios no processo de formação integral têm se dado por iniciativas locais, as quais antecederam o grande impulso dado pelo programa Mais Educação (2007), desde o qual os territórios educativos são incentivamos como uma possibilidade de articulação entre cidade e educação. O artigo finaliza indicando alguns caminhos como o da pesquisa e extensão universitária e da difusão das práticas em TEs, garantindo a continuidade desta rica experimentação, que funciona como estratégia de resistência nos territórios vividos. Palavras-chave: Arquitetura, Territórios Educativos, Infância. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2362