TY - JOUR AU - LEVINSKI, ELIARA ZAVIERUKA AU - Brum de Azambuja, ´Ádria AU - Ruas Silveira, Eloá PY - 2022/01/30 TI - A GESTÃO DA CIDADE EDUCADORA: DECISÃO, VIVÊNCIAS E DESAFIOS JF - Revista Vagalumear; v. 2 n. 2 (2022): Edição Especial - CIDADES EDUCADORAS: o desafio da construção de outro paradigma pedagógico e de gestão em tempos dist´´opicos KW - N2 - O texto que ora apresentamos discorre sobre núcleos fundantes que ancoram o processo de gestão da cidade educadora com ênfase à democracia, participação e intersetorialidade. A reflexão é subsidiada por autores como Moll (2018), Levinski (2008), Tascheto (2019), Santos (2016), Freire (1997), pela experiência da cidade de Soledade/RS e por interrogações que emergem do cotidiano de um território educador. É uma temática que desafia os diferentes sujeitos que compõem o cenário municipal, em especial, os gestores de diferentes campos de atuação, considerando o compromisso com os princípios constitucionais, as premissas da Carta das Cidades Educadoras e a materialização de políticas públicas que intencionam a melhoria da qualidade de vida das pessoas. No decorrer do artigo abordaremos o percurso da cidade, as práticas de gestão participativa e os desafios que mobilizam os sujeitos da práxis. O estar sendo cidade educadora remete permanentemente para a reflexão crítica sobre a relação entre projeto assumido publicamente e as práticas cotidianas que fazem a cidade um território educador. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2349