%A Albuquerque, Dayse da Silva %D 2022 %T VIVÊNCIAS SOBRE VIRTUALIDADE E AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM %K %X A afetividade se constitui como base para a ação humana, logo, uma compreensão ampla que envolva essa dimensão, é essencial para os processos de ensino-aprendizagem. Tendo em vista a importância atribuída à afetividade para a construção de um cenário promissor para a aprendizagem, questiona-se como esse vínculo pode ser construído em um ambiente virtual, decorrente do contexto pandêmico atual, em que as aulas presenciais foram suspensas e deram lugar ao ensino remoto. A intenção é refletir sobre aspectos associados à relação professor-aluno e ao processo ensino-aprendizagem mediado por telas a partir de vivências em sala de aula e de relatos te´óricos e empíricos sobre o tema, de maneira a possibilitar estratégias para manter a sala de aula virtual e a relação professor-aluno permeada por afetos primordiais como o acolhimento e o suporte necessários para o desenvolvimento do discente.   %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2340 %J Revista Vagalumear %0 Journal Article %P 90-98%V 2 %N 3 %@ 2763-9916 %8 2022-12-31