TY - JOUR AU - Rodrigues, Marcia Costa AU - Mendonça, Rosa Helena PY - 2021 TI - Paulo Freire: histórias de ontem para esperançar o hoje JF - Revista Vagalumear; v. 1 n. 1 (2021): Centenário Paulo Freire: esperanças praticadas KW - N2 - O texto relata fragmentos de projetos de alfabetização, de formação de professores e de educação de jovens e adultos, tecidos com as ‘ práticasteorias’ do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire. A costura dos relatos é realizada com títulos (e conteúdos) de algumas obras do autor, buscando compor uma historiografia do que acontecia no país a cada época. Uma das experiências aproxima o autor das salas de aula do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), criado pela ditadura militar, em substituição ao revolucionário movimento Freiriano, que causou seu exílio. O relato revela que, por trás dessa aparente contradição – Paulo Freire dentro das salas do Mobral – há táticas tecidas na vida cotidiana, carregadas de sentidos. Outra experiência refere-se ao programa Salto para o Futuro, da TV Escola e, a terceira, à implantação do Sesc Ler, com a criação de escolas de educação de jovens e adultos em cidades pequenas, no interior do país. Paulo Freire deixou-nos um legado com muitas histórias e reflexões sobre o modo de pensar e fazer educação, o que podemos conhecer através de suas publicações e feitos, e também por meio das nossas relações com elas, com os modos como nos apropriamos e nos reinventamos a partir das redes educativas que tecemos em diversos ‘ espaçostempos’ nos quais ‘ aprendemosensinamos’ . Reencontrá-lo nesses tempos de pandemia sanitária, social e política é Esperançar. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2264