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CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TEXTOS - V.2, N.2 (jan-jun, 2022)  

2021-08-16

Dossiê TemáticoPsicologia, educação e exclusões: ecos da pandemia.

Submissão até 30 de setembro de 2021. Publicação em janeiro de 2022.

Organizadores: Breno de Oliveira Ferreira (UFAM) / Fauston Negreiros (UFPI) / Consuelena Lopes Leitão (UFAM)

Também estão abertas as submissões para as demais seções da Revista Vagalumear: Artigos; Entrevistas; Ensaios e Resenhas.

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Edição atual

v. 1 n. 1 (2021): Centenário Paulo Freire: esperanças praticadas

Imbuída de um otimismo político e epistemológico, a Comissão Editorial da Revista Vagalumear, convida a todas, todos e todes a partilhar conosco a alegria deste nosso número de estreia que tem como Seção Temática: Centenário Paulo Freire: esperanças praticadas. Paulo Freire, patrono da educação brasileira, nasceu em 19 de setembro de 1921. No ano do seu centenário, a sociedade mundial encontra-se sob os impactos e efeitos da Covid-19, pandemia que até agosto de 2021 vitimou fatalmente mais de 560mil pessoas no Brasil. O medo da morte ou da perda de alguém se tornou ordinário em nossas vidas. Sabemos que para muitas, a pandemia se soma a outros medos causados pelas desigualdades estruturais de classe, raça, etnia, gênero, sexualidade, entre outras. Diante de tudo isto, não podemos esquecer que aprendemos com Paulo Freire que precisamos ter esperança, não do verbo esperar e sim do verbo esperançar. Esperancemos!  

Publicado: 2021-08-17

Editorial

Seção Temática - Centenário Paulo Freire: esperanças praticadas

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CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TEXTOS - V.2, N.2 (jan-jun, 2022)  

Dossiê TemáticoPsicologia, educação e exclusões: ecos da pandemia.

A Covid-19 tem se alastrado no mundo e deixado rastros imensuráveis na saúde, economia, segurança e em vários outros campos, como a educação. No Brasil não foi diferente, um complexo de tensões e disputas de narrativas se instaurou em uma nação que já vinha enfrentando inúmeros problemas de desigualdades e exclusões sociais nas instituições escolares e que se amplificou com a pandemia. As escolas e os processos educativos passaram a ser uma arena de desafios para professoras/es, alunas/os, gestoras/es, familiares, psicólogas/os, e outros atores e atrizes da comunidade escolar. Constituindo-se um cenário fértil para reflexões, nos mobilizamos na organização desse dossiê como um conjunto de perspectivas voltadas aos processos de exclusão e enfrentamento do contexto pandêmico, em diferentes instituições escolares do país. O objetivo é apresentar artigos, entrevistas, ensaios e resenhas na interface da psicologia e educação, reunindo, assim, trabalhos inéditos sob um olhar analítico e crítico dos ecos da pandemia de Covid-19, levando em consideração grupos que historicamente têm sofrido processos de exclusão social: povos tradicionais, em situação de rua, mulheres, refugiados, ribeirinhos, indígenas, com diferenças funcionais, ou com qualquer vulnerabilidade social, de raça, classe, geração e gênero, em diferentes cenários brasileiros.

Submissão até 30 de setembro de 2021. Publicação em janeiro de 2022.

Organizadores: Breno de Oliveira Ferreira (UFAM) / Fauston Negreiros (UFPI) / Consuelena Lopes Leitão (UFAM)

Também estão abertas as submissões para as demais seções da Revista Vagalumear: Artigos; Entrevistas; Ensaios e Resenhas.