Educação Física e Psicomotricidade

a formação do professor sob a luz de novos paradigmas advindos a partir da metade do século XX

  • Maria Cleide Meireles de Queiroz Costa UEA

Resumo

Trata-se de um breve estudo sobre a importância da Educação Física e sua interligação com a Psicomotricidade, com ênfase na formação do profissional da área, após as mudanças paradigmáticas levadas a efeito na Disciplina, processadas a partir da segunda metade do século XX. A partir dessas mudanças, a Educação Física passou a ser considerada, não apenas a ciência da Motricidade voltada para a saúde humana, mas uma das ciências inseridas na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Dessa forma, a sua interligação com a Psicomotricidade tornou-se de suma relevância, uma vez que o objeto de estudo da Educação Física passou a ser a integralidade do ser humano, ou seja, o ser humano em toda a sua complexidade: biológica, psicológica e social. Portanto, com o principal objetivo de configurar a Educação Física também como uma das importantes ciências inseridas na área de linguagens humanas, o estudo focaliza a formação do professor, sob a égide desses novos paradigmas. Nesse sentido, trata-se da possível intervenção da Educação Física, diretamente interligada à Psicomotricidade, e, sua efetividade sobre os  problemas – demonstrados por meio da linguagem corporal – observados em alunos, em seus ambientes escolares. Metodologicamente, o estudo pode ser caracterizado como uma pesquisa exclusivamente bibliográfica, uma vez que todas as informações, nele contidas, decorrem basicamente dos livros e revistas consultados, como também de informações colhidas por meio da Internet.


 


This is a brief discussion of the importance of physical education and their interconnection with the Psychomotor, as well as the formation of the professional in the area, after the paradigmatic changes carried out in the Department, processed from the second half of the twentieth century. From these changes, physical education is now considered not only the science of Motricity focused on human health, but one of the sciences inserted in the Languages area, Codes and their Technologies. Thus, interconnection with the Psychomotor has become of paramount importance,
since the object of study of Physical Education became the completeness of the human being, that is, the human being in all its complexity: biological, psychological and social. Therefore, with the main objective to set the Fitness also as one of the important science inserted in the area of human languages, the study focuses on teacher education, in the light of these new paradigms. In this sense, it is the possible intervention of Physical Education, directly connected to the Psychomotor, and its effectiveness on the problems - demonstrated through body language - seen in students in their school environments. Methodologically, the study can be characterized as a purely literature, since all the information contained in
it, arise basically consulted books and magazines, as well as information obtained through the Internet.

Publicado
2019-01-07
Como Citar
COSTA, Maria Cleide Meireles de Queiroz. Educação Física e Psicomotricidade. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 1, p. 133-144, jan. 2019. ISSN 2596-013X. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/1314>. Acesso em: 23 jan. 2019.
Edição
Seção
Artigos