DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: TEORIA DE SARA PAÍN

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira UFAM

Resumo

A abordagem teórica de Sara Paín nos transporta para uma percepção relacional entre Aprendizagem e Educação. Na qual, a Aprendizagem, enquanto processo, é parte integrante da dinâmica da propagação da cultura. Estabelecendo, assim, uma definição expandida da palavra Educação. Apresenta-nos, também, quatro funções que mantêm uma relação de dependência recíproca entre a própria dita Educação escolar básica: a) Função mantenedora: a educação torna-se responsável pela continuidade da espécie humana à medida que transmite, a cada indivíduo, através do processo ensino- aprendizagem, o conjunto de regras e normas que regem a conduta humana, e torna possível a convivência em sociedade baseada nas aquisições culturais - de uma determinada civilização - adquiridas ao longo do tempo. A importância da genética que nos garante a transmissão e a dita continuidade do comportamento animal. E a Educação garante a transmissão/continuidade do comportamento humano através da Aprendizagem. b) Função socializadora: para o indivíduo transformar-se em sujeito social precisa aprender os códigos e normas que regem o grupo social em que vive. Sendo assim, a Educação não ensina-lhe a comer, a falar ou a cumprimentar. Mas como executar cada uma dessas ações, dentro das regras e normas sociais que permitem a convivência em sociedade. Há dois tipos distintos de socialização; a que ocorre pela simples internalização do conjunto de normas do superego e a que ocorre, a partir, da compreensão ou conscientização da origem, articulação, limitação e função de cada modalidade de ação que tornam a vida em sociedade possível.

Publicado
2022-07-22
Como Citar
SIQUEIRA, Thomaz Décio Abdalla. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: TEORIA DE SARA PAÍN. Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 50-56, jul. 2022. ISSN 2527-2349. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/2642>. Acesso em: 01 out. 2022.
Seção
Artigos