TY - JOUR AU - Santos, Danielle Mariam Araújo dos AU - Cursino, Alcirene da Silva AU - Silva, Charles Moreira da AU - Evangelista, Henrique Aguiar de AU - Santos, Laila Fernanda dos PY - 2018/04/03 TI - ONDE ESTÁ MINHA CIDADE? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE IRANDUBA – AM JF - Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA; n. 2 (2017) KW - N2 - O relato apresenta uma pesquisa realizada no município de Iranduba, Estado do Amazonas, com professores e gestores de escolas de Ensino Fundamental, compreendendo como acontece o ensino de Geografia na perspectiva do estudo do lugar. O objetivo foi analisar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores, o processo de ensino e aprendizagem da Geografia no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Iranduba e identificar as práticas pedagógicas dos professores, nas aulas de Geografia em relação ao conteúdo específico sobre a cidade e o município. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, se constitui em uma pesquisa-ação, teve como técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; aplicação de questionários, entrevistas e observação participante. Como resultado, verificou-se que os professores, na maioria das vezes, não trabalham os conteúdos sobre o município em sua totalidade por não terem acesso a dados atualizados sobre o tema. A falta de acesso aos conteúdos específicos sobre Iranduba, dificulta a compreensão do aluno em relação ao lugar em que vive, à sua cidade, ao seu lugar de vivência. Portanto, é necessário que sejam elaborados livros didáticos adequados à realidade de cada município, de modo a fazer com que o aluno possa ler o mundo em que vive de modo pleno. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/908