%A Girão, Francisco Everardo %A Mendonça, Arminda %D 2018 %T ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM COMUNIDADES AMAZÔNICAS: UMA EXPERIÊNCIA NA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ, COARI E MANAUS (AM) %K %X O trabalho foi desenvolvido nas comunidades ribeirinhas da Floresta Nacional de Tefé e nos municípios de Coari e Manaus, no Amazonas, com ações de Educação Patrimonial veiculadas por força das pesquisas arqueológicas do “Projeto Araracanga”, da PETROBRÁS. Foi necessário realizar oficinas de sensibilização arqueológica, palestras, apresentação de kit de sensibilização arqueológica e exposição fotográfica: “O fazer arqueológico”, bem como, visitas técnicas nas localidades ribeirinhas, sendo utilizada a metodologia de planejamento participativo com aplicação da matriz SWOT e destaque para as vocações naturais e culturais das localidades visitadas. Os resultados foram considerados positivos, embora do ponto de vista dos educadores haja plena consciência de que atividades realizadas sob a égide da educação, não se encerram apenas com o cumprimento do que foi proposto. Ressalta-se ainda a efetiva participação dos comunitários nas atividades de Educação Patrimonial nas comunidades ribeirinhas locais, bem como os professores multiplicadores do conhecimento arqueológico dos municípios envolvidos. %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/907 %J Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA %0 Journal Article %P 81-92%N 2 %@ 2527-0753 %8 2018-04-03