%A Oliveira, Ana Maria Libório de %A Veiga, Floriano Augusto Viseu %D 2020 %T O CONHECIMENTO MOBILIZADO POR ALUNOS DO PROEJA EM SUAS PRÁTICAS LABORAIS: CONTEXTO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA %K %X Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa de doutoramento desenvolvida na Universidade do Minho (Portugal). A investigação tem como objetivo averiguar o contributo de uma intervenção didática que contemple o conhecimento matemático adquirido pelos alunos do 1º ano dos Cursos Técnico em Edificações do Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia da modalidade PROEJA, no período de 2018 a 2019, em seus contextos profissionais com ênfase na Etnomatemática. Na procura de compreender os significados que os intervenientes dão às suas atividades, adotou-se uma metodologia qualitativa e interpretativa, com design de estudo de caso. Os resultados parciais são das observações em sala de aula e em três ambientes profissionais de três alunos do Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia. Concluiu-se que as atividades dos trabalhos identificadas auxiliam fortemente no processo de ensino e aprendizagem, com ênfase na aplicação da Etnomatemática do conteúdo direcionado. %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/1933 %J Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA %0 Journal Article %P 62-80%N 7 %@ 2527-0753 %8 2020-10-09