TY - JOUR AU - Fernandes, Marcos Vinicius Reis AU - de Paiva, Ana Maria Severiano PY - 2020/10/09 TI - ETNOMATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ENSINO DA MATEMÁTICA - PROEJA/ISERJ JF - Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA; n. 7 (2020): Etnomatemática KW - N2 - Este estudo buscou analisar a eficácia da etnomatemática, enquanto metodologia, no processo de ensinoaprendizagem da matemática no Programa de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (PROEJA/ISERJ). A pesquisa qualitativa teve como base teórica as contribuições de D’Ambrosio e Freire. Como estratégias metodológicas, valemo-nos de entrevistas semiestruturadas e intervenção pedagógica em sala de aula, com o objetivo de identificar as trajetórias dos sujeitos da pesquisa, suas experiências e concepções em relação à aprendizagem e utilidade da matemática. Buscava-se compreender a relação existente entre as matemáticas presentes intra e extraescolar; pensar a etnomatemática como um potencial metodológico, na medida em que é capaz de aproximar a “cultura escolar” da “cultura do aluno”. Concluiu-se que a metodologia etnomatemática demonstrou ser eficaz ao ser utilizada no PROEJA/ISERJ, na medida em que proporcionou a dialogicidade entre as experiências matemáticas vivenciadas pelos alunos e o conhecimento matemático elaborado como tema para aula. Através da etnomatemática conseguiu-se fazer interagir o conhecimento científico e o conhecimento da vida, ou seja, teoria e prática. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/1931