A representação da mulher na obra O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59666/fiosdeletras.v1i03.3586

Palavras-chave:

Gênero. Mulher. Pensamento feminista. Subalternidade. Protagonismo de mulheres.

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar a representação da mulher no conto infantil O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado. Pretende-se, ainda, refletir sobre a representação de gênero como uma construção social, discutir sobre o papel do patriarcado na representação social da mulher, além de relacionar a temática do conto à realidade contemporânea. A reflexão sobre essa representação apoia-se no pensamento feminista, discutido, principalmente, por Grossi (1998) e Follador (2009). Para tanto, são discutidas concepções teóricas referentes à subalternidade, ao patriarcalismo e ao protagonismo de mulheres. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e adotou-se o método de pesquisa o qualitativo. A importância da pesquisa deve-se ao fato de, mesmo se tratando de uma obra voltada para o público infantojuvenil, após análise, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” revela que a condição de subalternidade vivencia por mulheres na vida real também se manifesta numa obra ficcional.

Referências

AMADO, Jorge, 1912-2001. O gato malhado e a andorinha sinhá: uma história de amor. Ilustração de Carybé. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
CARBONI, Elisangela Marafico. A importância da literatura infantil na formação de uma sociedade de leitores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) –Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, Paraná.
FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2013.
FOLLADOR, Kellen Jacobsen. A mulher na visão do patriarcado brasileiro: uma herança ocidental. Revista fato&versões, n. 2, v.1, p. 3-16, 2009.
GOLDSTEIN, Norma Seltzer. A literatura de Jorge Amado: orientação para o trabalho em sala de aula. Caderno de leituras. São Paulo: MdCtPra schwarcz Dtda, 2008.
GROSSI, M. P. Identidade de gênero e sexualidade. Coleção Antropologia em Primeira Mão. PPGAS/UFSC, 1998
MAGALHÃES, T.A.L.de. (1980). O papel da mulher na sociedade. Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 75, 123-134. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/66895
PIMENTA, Luciana Mendes. A representação da mulher nos contos de fadas tradicionais e contemporâneos nas obras cinderela e procurando firme. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Departamento de Letras Língua Portuguesa e Inglês, Universidade Federal do Amazonas, Amazonas.
RODRIGUES, Valeria Leoni. A importância da mulher. 2007. Disponível em: <htt://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/729-4.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2023.
SOARES, Lívia Maria Rosa. A representação da menina e da mulher no conto de fadas moderno: novos destinos em “Além do bastidor” e “ A moça tecelã” de Maria Colosanti. Signo, Santa Cruz do Sul, v.40,n. 68, ,p. 75-83, Jan/Jun, 2015.
ZOLIN, Lúcia Osana. Literatura de autoria feminina. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana. (orgs.) Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2003. p. 253-261.

Downloads

Publicado

2025-02-10