TY - JOUR AU - Gil, Antonio Xavier AU - Miranda, Adalberto Gomes de AU - Nunes, Edvam de Oliveira AU - Kalhil, Josefina Barrera PY - 2017/10/03 TI - PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O ENSINO DE FÍSICA EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DA CIDADE DE MANAUS JF - Extensão em Revista; n. 2 (2017) KW - N2 - Neste artigo o objetivo foi promover uma discussão do fenômeno físico e dos conceitos de física, com uma turma de alunos da Escola Pública e do Ensino Médio, em um espaço não formal de uma área urbanizada chamada de Mestre Chico, localizada no centro da cidade de Manaus no estado do Amazonas, e também obter as percepções dos estudantes sobre a utilização do espaço não formal para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de física. Para isto utilizou-se a metodologia de pesquisa de campo e participativa e abordagem qualitativa, com questionário de perguntas abertas para coleta de dados, a cerca das percepções dos alunos, e também uma lista de exercícios para verificação da melhoria do processo de ensino-aprendizagem, sendo a lista baseada nos próprios brinquedos existentes no local da visita. Assim, para analisar as percepções dos estudantes, usou-se a análise de conteúdo para agrupar as respostas em categorias. Com isto, não só atingimos o nosso objetivo proposto, mas também abrimos discussão para um aumento da frequência de utilização desses espaços não formais por professores do Ensino Médio de Manaus. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/702