%A Fonseca, Iraildes Melo %A Azevedo, Marlon Jorge da Silva %A Amoedo, Francisca Keila de Freitas %D 2020 %T O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS EM BRAILLE: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS %K %X Este estudo traz indagações acerca das práticas pedagógicas inclusivas voltadas ao ensino de biologia, considerando o processo de inclusão dos estudantes cegos. O uso de material didático adaptado é um fator que precisa ser revisto e colocado em prática pela escola, visando à melhoria da aprendizagem, pois muitos estudantes cegos frequentam a escola, mas por falta de um olhar mais atento às dificuldades e uma prática pedagógica de fato inclusiva, o ensino pouco contribui para o desenvolvimento desses estudantes. Assim, objetivamos na pesquisa compreender como as práticas pedagógicas inclusivas voltadas ao ensino de biologia vêm sendo trabalhadas com estudantes cegos em uma escola pública no município de Parintins-AM. Autores como Gomes e Santos (2008); Sá, Campos e Silva (2007), entre outros, contribuem para essa pesquisa, pois trazem a perspectiva de que ministrar aulas de Ciências e Biologia tem sido um grande desafio para os professores da área, uma vez que a maioria não está preparada para enfrentar essa particularidade em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa, pois procura descrever as percepções, opiniões e indagações, numa profunda interação entre os atores da pesquisa. Como procedimento utilizamos o estudo de caso. As técnicas utilizadas na pesquisa foram observação participante; relatos/livres e aplicação de oficina pedagógica. Os sujeitos de pesquisa constituem-se de duas estudantes cegas inclusas no 3° ano do ensino médio. Espera-se que esta pesquisa possa oportunizar discussões sobre o processo ensino-aprendizagem de estudantes cegos e contribuir para novas práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula. %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1859 %J Extensão em Revista %0 Journal Article %P 42-46%N 5 %@ 2525-5347 %8 2020-08-19