TY - JOUR AU - de Albuquerque Rodrigues, Michelle AU - Rossi, Maiane PY - 2019/03/21 TI - MENINO BRINCA DE BONECA E MENINA BRINCA DE CARRINHO? REFLETINDO QUESTÕES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO CONTINUADA E NA SALA DE AULA DE EDUCAÇÃO INFANTIL JF - Extensão em Revista; n. 4 (2019): Extensão em Revista - Edição Especial (2019) KW - N2 - O brincar, essencial na educação infantil, deve viabilizar o desenvolvimento integral das crianças, contribuindo na formação do senso crítico e para uma sociedade justa entre homens e mulheres. O presente relato de experiência teve como objetivos: Geral: Refletir questões de gênero e sexualidade na educação infantil; Específicos: Planejar ações pedagógicas dialogadas na formação continuada de professoras da SEMED, e Aplicar ações de sensibilização junto às crianças acerca de atitudes discriminatórias, reconhecendo os brinquedos enquanto ferramentas lúdicas para além das distinções de gênero. Foram aplicadas três atividades com as crianças: Roda de conversa identificando suas relações com os brinquedos e brincadeiras, Leitura e Discussão de literaturas infantis. Familiares das crianças solicitaram que a atividade fosse interrompida, não sendo finalizado o projeto. Verificam-se indícios de que o fazer lúdico tem sido atravessado pelas influências de preconceitos relacionados a uma suposta associação entre a identidade sexual e a espontaneidade no brincar infantil. Palavras-chave: Brincar. Gênero e Sexualidade. Formação Continuada. Sala de Aula. Educação Infantil UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1386