%A Santos da Silva, Heloiza %A Souza Printes, Jocicleia %D 2019 %T EU, ARTISTA DA MINHA VIDA! %K %X O presente artigo relata o desenvolvimento de um projeto pedagógico que tratou da valorização do fazer artístico da criança através de releitura de obras de arte, desenvolvido no CMEI Moacir Andrade, com crianças de 4 (quatro) anos, 1o período. Teve por objetivo enriquecer o repertório de imaginação e criação da criança, valorizar suas produções e desconstruir a ideia de que o desenho é privilégio de poucos, propondo um trabalho com releituras. Usamos como referências para as produções, a biografia e obras dos artistas Leonardo da Vinci, Tarsila do Amaral, Moacir Andrade e Nilza Barbosa, eleitas a partir de uma seleção prévia sobre temas e estilos autoral. Propomos o uso de materiais diversificados (como telas de tecido, caixas, rolos, bandejas de isopor, tintas, carvão, entre outros), variando a posição do corpo (desenhando sentado, deitado, em pé), o suporte (onde o desenho é produzido) e o marcador (material usado para fazer o desenho). O uso de diferentes suportes e marcadores, assim como a variação da posição do corpo, tornou as aulas mais interessantes e desafiadoras. O processo de desenvolvimento do desenho ganhou centralidade, para além de um produto final, pois é durante a atividade que a criança se apropria da linguagem e se expressa. A valorização do processo como momento único do desenvolvimento não desprestigia o desenho pronto, mas considera o tempo em que a criança cria como um momento único para o diálogo entre imaginação e criação. Como as crianças têm liberdade para criar a partir de uma referência e não são coagidas a fazer cópias, temos produtos finais únicos e com marcas próprias, que eram expostos na instituição, o que promovia muitos diálogos entre elas, e a participação da comunidade escolar. Palavras-chave: Arte. Releitura. Desenho. %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1383 %J Extensão em Revista %0 Journal Article %P 89-93%N 4 %@ 2525-5347 %8 2019-03-21