TY - JOUR AU - da Silva Costa, Giordano Cássio AU - Siqueira da Silva, Rosângela PY - 2019 TI - DESAFIO DAS RELIGIÕES: UMA PROPOSTA LÚDICO-PEDAGÓGICA PARA AS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO JF - Extensão em Revista; n. 4 (2019): Extensão em Revista - Edição Especial (2019) KW - N2 - Um dos aspectos centrais deste trabalho é promover ensino aprendizagem, por meio dos jogos e brincadeiras, numa ação pedagógica construída com a participação dos alunos de 6º e 7º anos da Escola São Judas Tadeu localizada na Br 174 Km 12 do turno vespertino ocorrida no ano de 2016 e 2017 no sentido de desenvolver conhecimentos, exercitar competências e habilidades que leve ao respeito sobre as culturas religiosas, seus fundadores, os símbolos e os livros sagrados existentes no mundo, bem como no contexto brasileiro. Outra possibilidade, é de favorecer aos alunos conhecer religiões pouco estudadas como as religiões de matriz africana, orientais, indianas e religiões modernas. Por meio dos jogos de memória, do oráculo e do dominó, os alunos estabelecem relações entre imagens e singularidades das diferentes religiões, a brincadeira pode ser explorada de várias maneiras, principalmente, ressaltando os conteúdos do Ensino Religioso que estão na proposta pedagógica da SEMED e que os conteúdos foram estudados nos encontros de formação proporcionados pelo DDPM. Por conter regras claras, o jogo pode ser explorado a partir da diversidade religiosa, enfatizando o respeito, o pensamento crítico reflexivo e a promoção da cidadania. Palavras-chave: Jogos pedagógicos. Ensino Religioso. Desafio das religiões. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1377