TY - JOUR AU - de Souza Chaves, Eliana AU - Milon Neves, Hirlândia PY - 2019/03/21 TI - PROJETO BATUKINALATA: UMA VIVÊNCIA MUSICAL NAS AULAS DE ARTES NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL OLGA FIGUEIREDO NA CIDADE DE MANAUS JF - Extensão em Revista; n. 4 (2019): Extensão em Revista - Edição Especial (2019) KW - N2 - Este artigo apresenta um relato sobre o desenvolvimento e resultados do projeto de música “Batukinalata”, realizado na Escola Municipal Olga Figueiredo, localizada na cidade de Manaus-AM, dentro da disciplina de artes, envolvendo os alunos das cinco turmas do 7º ano do ensino fundamental, no ano de 2017. Para a realização deste projeto pude contar com o apoio dos coordenadores do Programa de Extensão Polo Arte na Escola da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de um aluno do Curso de Música desta instituição, de um músico da cidade e, ainda, com a troca de experiência com o grupo “Curumim na lata”, pertencente ao Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Além destes apoios, pude ampliar meus conhecimentos pedagógicos em arte, ao participar dos encontros de formação continuada oferecidos pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério da Secretaria Municipal de Educação (DDPM/SEMED) em parceria com o referido Polo Arte UEA. O projeto “Batukinalata”, surgiu da proposta do aproveitamento de latas de tintas vazias encontradas na escola, para a construção de instrumentos musicais de percussão, tendo em vista atender aos conteúdos de música das aulas de artes propostos no currículo da escola. Assim, o projeto teve como finalidade proporcionar uma vivência musical e estética a partir da construção desses instrumentos musicais, especialmente de percussão que foram utilizados no processo de musicalização. Como resultados, foi possível perceber o desenvolvimento de habilidades musicais dos alunos, o interesse em aprofundar estes conhecimentos construídos, bem como a percepção de novas possibilidades do campo criativo a partir da utilização de materiais alternativos. Palavras chave - Arte-educação; Aproveitamento de resíduos; Instrumentos de percussão; Vivência musical. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1370