A educa??o e reconcilia??o com o passado: reflex?es a partir do pensamento de Hannah Arendt

  • Carlos Eduardo Gomes Nascimento UFBA

Resumo

O artigo aborda a educa??o, na perspectiva da pensadora alem? Hannah Arendt, a partir das conce?p??es: fim da tradi??o, desamparo e reconcilia??o. A responsabilidade que os adultos possuem no cuidado com as crian?as e os jovens, na apresenta??o de uma heran?a cultural de um mundo comum expressa a compreens?o da autora sobre o fen??meno da educa??o. A tradi??o que seleciona, nomeia, transmite e preserva o legado cultural de gera??es do passado ?s novas gera??es foi rompida na sociedade moderna, implicando na crise na educa??o. Com isso, indaga-se: como a escola, representante de tradi??es p?blicas, conhecimentos, linguagens e hist?rias do mundo comum enfrenta o fim da tradi??o? Por fim, aponta que mesmo em tempos sombrios, a escola ? o espa?o de debate e da cria??o de um solo comum, onde torna-se poss?vel estabelecer v?nculos entre o passado e o futuro. 

Publicado
2019-06-13
Como Citar
NASCIMENTO, Carlos Eduardo Gomes. A educa??o e reconcilia??o com o passado: reflex?es a partir do pensamento de Hannah Arendt. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 13, p. 33-52, jun. 2019. ISSN 2525-4529. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/1407>. Acesso em: 16 dez. 2019.