%A Cardoso, In Pereira %D 2017 %T UMA ÚLTIMA CANÇÃO PARA OS OLHOS: A PRESENÇA DO CINEMA NA POESIA DE AL BERTO %K %X A poesia produzida durante o s?culo XX explorara, frequentemente, as potencialidades da imagem e dos processos de intermidialidade, a fim de produzir um discurso que visava a conten??o do derramamento l?rico. Todavia, o que se revela peculiar na obra de Al Berto ??, precisamente, a duplicidade de tradi??es que convoca. Se, por um lado, a visualidade ocupa um lugar fulcral na sua escrita, por outro, torna-se ineg?vel o tom confessional de muitos dos seus poemas. O presente ensaio foca-se, assim, na compreens?o da coexist?ncia entre estes dois vetores e no modo como emergem num discurso onde o cinema ?, diretamente, convocado para o espetro po?tico. %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/579 %J ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas %0 Journal Article %P 40-48%N 8 %@ 2525-4529 %8 2017-05-22