%A Wittke, Cleide %A Soares, Neiva M. M. %D 2021 %T O GÊNERO DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE: PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS %K %X Este artigo toma como base teorias que abordam o gênero textual/discursivo e estão voltadas ao ensino e à aprendizagem de língua. Adotamos conceitos e pressupostos da escola de Genebra, visando a desenvolver uma Sequência Didática (SD) direcionada a alunos do ensino básico. O objetivo é criar oportunidade para melhorar o uso da linguagem nas práticas sociais, considerando elementos verbais e multissemióticos significativos na constituição dos gêneros digitais. Para tanto, selecionamos o gênero meme e buscamos estabelecer um diálogo entre a abordagem interacionista sociodiscursiva dos pesquisadores de Genebra, com os conceitos de multiletramento e com a teoria da multimodalidade. Nesse contexto, elaboramos m dispositivo didático que possa dar conta do conhecimento e do uso desse gênero digital, abrangendo tanto elementos verbais (oral e escrito) quanto multissemióticos, em termos de sua composição e funcionalidade. Com a proposta, aspiramos ampliar as perspectivas do ensino das práticas de linguagem no contexto escolar por meio de gêneros recorrentes na atualidade. %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/2169 %J ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas %0 Journal Article %P 145-163%N 16 %@ 2525-4529 %8 2021-06-16