TY - JOUR AU - Lopes, Ludmila Dias do Nascimento Serafim AU - Remenche, Maria de Lourdes Rossi PY - 2021/06/16 TI - DES(COLECIONAR) GÊNEROS DISCURSIVOS NAS PRÁTICAS ESCOLARES: DA BNCC AO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA JF - ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas; n. 16 (2021): O trabalho com gêneros textuais/discursivos no ambiente de ensino: caminhos que apontam para a interação e o desenvolvimento humanoDO - 10.59666/cc-ppgich.v0i16.2163 KW - N2 - A partir do conceito de descolecionar de Canclini (1997), este estudo, de caráter qualitativo-interpretativista, tem como objetivo analisar como o livro Didático de Língua Portuguesa, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (2018), mobiliza os gêneros discursivos, considerando a perspectiva dos multiletramentos. Para tal, assumimos as ideias de Bakhtin (2011) sobre os gêneros discursivos, a perspectiva dos Multiletramentos (Cope e Kalantzis, 2009), Kleiman e Sito (2016) e Rojo (2008, 2014) sobre o ensino de língua. O corpus de análise constitui-se no livro de Língua Portuguesa Tecendo Linguagens - 9º ano, aprovado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Os resultados da análise evidenciaram que o livro didático ainda apresenta uma coleção de gêneros prototípicos do ambiente escolar e próprios do letramento da letra e do impresso. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/2163