TY - JOUR AU - Mustafa, Amanda Ramos AU - Oliveira, Marileny de Andrade de PY - 2019 TI - HIBRIDISMO CULTURAL E LINGUÍSTICO: CENÁRIO DAS LÍNGUAS EM CONTATO NA ESCOLA YAPIUNA KOKAMA JF - ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas; n. 10 (2019): Processos de Territorialização, Organização Político-Cultural e Dinâmicas dos Povos Indígenas na Pan-Amazônia: aspectos históricos e antropológicos do passado-presente KW - N2 - O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no espaço cultural Yapiuna Kokama, no Parque das Tribos, comunidade indígena multiétnica com mais de 20 etnias localizada na zona oeste da cidade de Manaus-AM. O objetivo foi investigar como acontece o fenômeno do hibridismo e compartilhamento da cultura e língua étnica dentro desse espaço de aprendizagem, uma vez que alunos de diferentes grupos étnicos se reúnem para estudar a língua e a cultura Kokama. O referencial teórico foi construído a partir de Canclini (2011), Bhabha (2010) e Bauman (2005), que explicam o hibridismo não só como uma mistura de culturas, mas também como uma criação de “culturas de fronteira” devido à interação de diferentes práticas, resultando em novas negociações de identidade, legitimidade e autoridade. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo com as diretrizes de condutas da Sociolinguística pautadas nas premissas de Labov (2008) e Tarallo (2003). Através da análise, verificou-se que os alunos de grupos étnicos distintos vão à escola estudar a língua e a cultura Kokama e compartilham seus saberes tradicionais e culturais, com isso, eles tanto aprendem quanto ensinam. Assim, as culturas se entrelaçam dando origem ao hibridismo cultural e linguístico, afetando diretamente a identidade étnica desses alunos citadinos. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/1638