TY - JOUR AU - Nascimento, Carlos Eduardo Gomes PY - 2019/06/13 TI - A educação e reconciliação com o passado: reflexões a partir do pensamento de Hannah Arendt JF - ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas; n. 13 (2019): Cultura, Identidade, Cidadania e Relações de Poder KW - N2 - O artigo aborda o tema da educação, na perspectiva da pensadora alemã Hannah Arendt, a partir de três concepções: fim da tradição, desamparo e reconciliação. A autora compreende a educação como responsabilidade e cuidado dos adultos na apresentação às crianças de uma herança cultural de um mundo comum. A tradição que seleciona, nomeia e transmite o legado cultural às novas gerações, foi rompida na sociedade moderna, implicando na crise na educação. Com isso, indaga-se: como a escola, representante de tradições públicas, conhecimentos, linguagens e histórias do mundo comum enfrenta o fim da tradição? Por fim, aponta que mesmo em tempos sombrios, a escola é o espaço de debate e da criação de um solo comum, onde torna-se possível estabelecer vínculos entre o passado e o futuro. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/1407