TY - JOUR AU - Barros, Adelson Florêncio de AU - Silveira, Regina Célia Pagliuchi da PY - 2018/11/30 TI - A representação do negro no regime escravocrata brasileiro em texto multimodal JF - ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas; n. 11 (2018): Múltiplas linguagens: discurso e representação KW - N2 - Este trabalho est? situado na An?lise Cr?tica do Discurso com o tema estrat?gias argumentativas utilizadas na representa??o do negro no regime escravocrata brasileiro em texto multimodal, objetivando: examinar, na composi??o multimodal, formas de dissemina??o da ideologia, instaurada pelo poder, por meio de uma capa da revista Hist?ria em Foco. Justifica-se a pesquisa, pois na p?s-modernidade ocorre privil?gio de textos multimodais, que necessitam de estudos cr?ticos, focalizados nas intera??es discursivas. Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa mais ampla, a respeito dos pap?is sociais, em l?ngua, dos escravos e seus senhores a partir da obra Casa-Grande & Senzala . Os fundamentos te??ricos orientadores da pesquisa s?o: 1. An?lise Cr?tica do Discurso com vertente sociocognitiva (van DIJK: 1997); Social (FAIRCLOUGH, 2001 E THOMPSON, 2011) e 2. An?lise Cr?tica do Discurso com vertente s?cio-semi?tica (KRESS e van LEEUWEN, 2001). O material analisado foi coletado de uma das capas da referida revista, tendo como texto base uma tela do artista Jean-Baptiste Debret, intitulada " O jantar" . Os resultados obtidos, at? o momento, indicam que: 1. os negros s?o representados como "coisas"? e nessa condi??o s?o inseridos na rota da injusti?a e tratados a partir da desigualdade social; 2. As imagens e as cores complementam o verbal na composi??o multimodal da representa??o do negro e o seu papel social; 3. a representa??o do negro na imagem do Debret, intitulada O jantar, ? uma rela??o de explora??o e subservi?ncia ficando evidente, por meio da composi??o do verbal com o visual, o seu papel social naquele per?odo evidencia a desigualdade social. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/1203