Chamada de trabalhos/ Call for papers para a edição de nº 14 (2020/1)

2020-03-16

O Conselho editorial da ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (ISSN: 2525-4529) convida pesquisadores doutores, mestres e alunos de pós-graduação para contribuírem com a edição de número 14 do periódico, correspondente ao semestre 2020.1, submetendo textos inéditos (artigos e resenhas) com a especificação temática descrita abaixo.

A Contra Corrente (ISSN 2525-4529) é um periódico semestral editorado pela Editora Universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA). Seu escopo detém-se na difusão e a propagação do conhecimento produzido seja em contexto local, nacional ou internacional, por pesquisadores de que se dedicam às áreas de Ciências Humanas, Letras, Cultura e afins. Segundo os critérios de Qualis/CAPES, a Revista está avaliada em B1. Indexada ao Sistema Latindex, padrão de avaliação internacional de revistas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Também indexada ao Google Acadêmico- Google Scholar e nas bases Sumários.org, LivRe e Diadorim.

A edição de nº 14 será dedicada ao tema AMAZÔNIA: SUSTENTABILIDADE, DISCURSO, IDENTIDADE E CULTURA.

Objetivo desta edição: Reunir textos sobre a Amazônia que tenham como objetivo abordar a discussão sobre sustentabilidade, o discurso, em suas diferentes formas, e as questões relacionadas com a identidade e a cultura.  

Resumo da temática:

A décima quarta edição da Revista ContraCorrente se propõe a reunir reflexões acerca da Amazônia, destacando as temáticas da sustentabilidade, dos diferentes discursos sobre a região, suas identidades e a cultura em suas diversas expressões. A revista, ao discutir o tema sustentabilidade, deverá contribuir para o seu permanente debate, propondo a existência de novos enfoques sobre a temática. No que se refere aos diferentes discursos produzidos sobre a região, pelas diversas ciências e por agentes das distintas concepções políticas, sociais e outras, esta edição abre a expectativa de novas abordagens sobre essa temática. A discussão da identidade, em geral, subentende a discussão da memória, da mesma forma que o exame da cultura, sendo assim, a décima primeira edição deverá trazer alguma contribuição para o esclarecimento do tema em termos da região amazônica.

Organizadores:

Profa. Dra. Susy Rodrigues Simonetti (UEA/PPGICH)

Prof. Dr. Ernesto Renan Freitas Pinto (UFAM/PPGICH)

Os trabalhos deverão ser enviados impreterivelmente pelo sistema da revista, seguindo as diretrizes estipuladas, no período de 16/03/2020 a 17/04/2020.

*Dúvidas e outras informações, enviar e-mail para: contracorrente.uea@gmail.com