SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ

  • Victtor Takeshi Barreiros Yano PPGECM
  • José Moyses Alves PPGECM
  • André Luiz Rodrigues dos Santos Cunha PPGECM

Resumo

Objetivamos investigar como o estágio no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP) contribui para a formação inicial de professores de física interpretando os sentidos subjetivos que tem para eles as atividades do estágio, inspirados na teoria da subjetividade de González Rey. Participaram da pesquisa sete monitores do CCPP, que cursavam a licenciatura em Ciências Naturais – Física, pela Universidade do Estado do Pará. Utilizamos questionários, complementos de frases, redação e entrevistas para obter as informações. Realizamos a análise pautados na epistemologia qualitativa. A partir dos resultados, percebemos que o estágio no CCPP os professores em formação 1) aprendem a relacionar teoria e prática, metodologias de ensino e a conviver com os demais monitores; 2) motivam-se a aprender, a ensinar e também enfrentam situações desanimadoras e, 3) constroem sua identidade profissional, estabelecendo metas para sua atuação futura e desenvolvendo conhecimentos importantes para a profissão. Assim, notamos que o estágio contribui para a formação inicial dos professores independente do contexto educativo em que atuará profissionalmente e que a teoria da subjetividade amplia nossa compreensão sobre este processo de formação inicial.


 


 


We aim to investigate how the internship in the Center of Sciences and Planetary of Pará (CCPP) contributes to the initial formation of physics teachers interpreting the subjective senses that have for them the activities of the stage, inspired by the theory of subjectivity of González Rey. We participated in the research seven monitors of the CCPP, who studied the degree in Natural Sciences - Physics, by the University of the State of Pará. We used questionnaires, sentence complements, essays and interviews to obtain the information. We perform the analysis based on qualitative epistemology. From the results, we realize that the CCPP internship teachers in training 1) learn to relate theory and practice, teaching methodologies and to live with the other monitors; 2) motivate themselves to learn, teach and also face discouraging situations, and 3) build their professional identity, set goals for their future performance and develop important knowledge for the profession. Thus, we note that the internship contributes to the initial formation of teachers independent of the educational context in which they will act professionally and that the theory of subjectivity expands our understanding of this process of initial formation.

Publicado
2018-12-28
Como Citar
YANO, Victtor Takeshi Barreiros; ALVES, José Moyses; CUNHA, André Luiz Rodrigues dos Santos. SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 11, n. 24, p. 96-112, dez. 2018. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1274>. Acesso em: 21 maio 2019.
Seção
Artigos