TY - JOUR AU - Bezerra, Alberto AU - Barbosa, Ierecê PY - 2017 TI - AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DAS ESTRATÉGIAS DO PLANO DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR DE 2011 A 2013 - POE/CAPES/UEA JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 7 n. 12 (2014): Número Especial KW - N2 - Este trabalho tem por objetivo a avaliação psicopedagógica das ações do projeto de pesquisa intitulado “O Campo interdisciplinar entre Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais na Educação Básica, 9º. Ano, em uma Escola Pública em Manaus” POE/CAPES/UEA. Para que pudéssemos estudar e dialogar sobre o tema proposto, buscamos apoio teórico em Silvia (1998), Barbosa (2001), Bossa (2002), Fagali e Vale (2011) que discutem acerca da psicopedagogia no espaço escolar; a importância da avaliação para o processo de ensino e aprendizagem em Catani e Callego (2009), Arrendondo e Diago (2009), Rossit e Storani (2010); a Avaliação Psicopedagógica em Bossa (1998), Pain (1985), Sánches-Cano e Bonals (2008) e por fim, a Interdisciplinaridade em Japiassu (1976), Vasconcelos (2020) e Fazenda (2012). O tema proposto para o estudo nos remeteu a pesquisa qualitativa, sendo adotado o estudo de caso, em consonância com outras técnicas de pesquisa, tais como: pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva que se sustentaram pela observação, registro, análise, correlação e descrição dos dados coletados. Os instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas não-diretivas e os sujeitos participantes da pesquisa foram os alunos do 9º. ano do Ensino Fundamental. O trabalho descreve o processo histórico e descritivo da Proposta do Programa Observatório de Educação POE/CAPES/UEA com suas nuanças, peculiaridade e ações desenvolvidas de 2011 a 2013. Apresenta uma síntese das análises, discussões e conclusão dos resultados da Avaliação Psicopedagógica do Plano de Ação do POE/CAPES/UEA proposta para o triênio 2011 a 2013. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/98