TY - JOUR AU - Vieira, Jorge AU - Azevedo, Rosa PY - 2017 TI - O USO MAPAS CONCEITUAIS NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA/ESCRITORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS JF - Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências; v. 7 n. 12 (2014): Número Especial KW - N2 - Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública de Manaus, cuja proposta é trabalhar a construção de mapas conceituais como estratégia para o desenvolvimento da competência leitora/escritora de alunos no ensino de ciências. O estudo começou com um diagnóstico em que os alunos demonstraram dificuldades para ler e escrever e quando os faziam não entendiam o que liam ou escreviam. Os dados foram coletados através de videogravação e diários de campo, além de momentos reflexivos. Os resultados apontam para o mapa conceitual como uma estratégia promissora para contribuir no ensino de ciências, favorecendo o desenvolvimento da competência leitora/escritora dos alunos do Ensino Fundamental. UR - https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/90