%A Paulo, Paula Rodrigues N. F. %A Borges, Marcia Narcizo %A Delou, Cristina Maria C. %D 2018 %T PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA INCLUSIVO %K %X Os direitos para deficientes visuais evoluíram bastante com o passar do tempo, obtendo ganhos nos aspectos jurídicos e acadêmicos, de maneira que a inclusão desses alunos na educação regular é garantida por lei. No entanto, nem sempre o professor está preparado para trabalhar com esses alunos. Quando se trata de Ensino de Química tanto na Educação Básica quanto nos cursos de graduação, os principais problemas são: falta de material didático acessível e inclusivo; falta de propostas de metodologias de ensino inclusivas e falta de formação adequada do professor. No estudo de Química Orgânica, a compreensão dos diferentes arranjos estruturais e espaciais das moléculas é fundamental. No entanto, para a maioria dos alunos, a compreensão do arranjo de moléculas num contexto tridimensional é particularmente difícil. Sabendo que essa dificuldade de ensino/aprendizagem se potencializa quando o professor se vê na sala de aula com alunos cegos ou com visão subnormal, elaborou-se um kit inclusivo para o estudo tridimensional de compostos orgânicos. O Kit e a metodologia de uso foram avaliados e validados em uma oficina de capacitação realizada para bolsistas do programa PIBID/Química da UFF. %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/881 %J Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências %0 Journal Article %P 116-125%V 11 %N 23 %@ 1984-7505 %8 2018-03-14