%A Santos, Marlene Schlup %A Lima, Régia Chacon Pessoa de %A Oliveira, Josimara Cristina de Carvalho %D 2018 %T EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA E PROPOSTA INTERDISCIPLINAR %K %X O presente artigo tem como objetivo apresentar e propor uma experiência interdisciplinar para o Ensino de Ciências. A experiência e posteriormente a proposta surgiram a partir das aulas nos Laboratórios de Biologia e Química do Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima, Brasil. Sabe-se das dificuldades em realizar um trabalho interdisciplinar, reunindo disciplinas de uma mesma área do conhecimento, quanto mais reunindo áreas aparentemente distantes, como a Filosofia. Busca-se superar essa fragmentação das disciplinas, cuja lógica é inerente ao próprio sistema vigente, com o recurso da reflexão e do diálogo filosófico. Acredita-se que a Educação em Ciências deve ter um engajamento crítico, e um envolvimento político, no sentido de perceber a importância que tem a Ciência e sua aplicação em todas as atividades humanas. Sugere-se reflexões, numa perspectiva dialética, a partir de textos de autores com referências significativas para o Ensino de Ciências e de Filosofia, de modo a propiciar debates relevantes e contextualizados para o ensino e aprendizagem dos estudantes. Na primeira parte apresenta-se a discussão dos autores sobre o Ensino de Ciências, na segunda discute-se as possibilidades da interdisciplinaridade com a Filosofia, e na terceira parte, apresenta-se sugestões. %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/871 %J Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências %0 Journal Article %P 133-144%V 11 %N 23 %@ 1984-7505 %8 2018-03-14