%A Silva Junior, Samuel %A Nogueira, Arlene %D 2017 %T O PROJETO “SEMENTINHA MÁGICA” E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL %K %X O trabalho apresenta um Projeto de Aprendizagem desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), situado na zona leste da cidade de Manaus. Resulta de uma ação de pesquisa e intervenção no âmbito da graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio da disciplina “A criança, a natureza e a sociedade”, realizado no período de agosto a setembro de 2012. A necessidade de ministrar conteúdos que estejam presentes no cotidiano das crianças com base numa proposta teórico-prática que propiciasse métodos diferenciados para o ensino de ciências na Educação Infantil, levou-nos a esta intervenção. O ensino sobre o plantio e a colheita faz parte das recomendações de processos pedagógicos voltados para os educandos, com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998). Problematizou-se como utilizar o espaço externo da escola para o cultivo de hortaliças, proporcionando aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades associadas aos conteúdos de Ciências? O trabalho seguiu uma abordagem qualitativa em educação, com base na observação direta e participante. Foram realizadas quatro visitas técnicas para o desenvolvimento do projeto “Sementinha Mágica”, com crianças de 4 e 5 anos atendidas pela Educação Infantil. Diversos instrumentos foram utilizados para registro das ações desenvolvidas: o caderno de campo, o registro fotográfico e um roteiro de observação semiestruturado. Os resultados apontam a necessidade de inserir crianças pequenas nas atividades de pesquisa e descoberta ainda na Educação Infantil, proporcionando uma aprendizagem efetiva. %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/83 %J Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências %0 Journal Article %P 208-221%V 6 %N 11 %@ 1984-7505 %8 2017-04-25