%A Rodríguez, Arelis %A Azevedo Filho, João %D 2017 %T ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA DISCIPLINA QUÍMICA AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO EM PARINTINS/AM %K %X A disciplina Química Ambiental, que faz parte dos conteúdos complementares optativos do curso de Química do Centro de Estudos Superiores de Parintins - CESP, introduz o estudante no conhecimento do meio ambiente, de modo que seja capaz de identificar as principais fontes de contaminação ambiental em sua localidade, assim como suas possíveis vias de solução. A base material das disciplinas ambientais para desenvolver diferentes técnicas analíticas nem sempre está disponível e, por outro lado, os espaços reais que reflitam uma situação ambiental determinada, constituem o meio ideal para trabalhar os conteúdos desta disciplina. O laboratório de Química do CESP não reúne todos os requisitos para o trabalho experimental na disciplina Química Ambiental, entretanto, a cidade possui diversos espaços que podem ser aproveitados para ministrá-la. Neste trabalho, como objeto de estudo, utilizou-se, pela primeira vez, os espaços poluídos da cidade de Parintins/AM como laboratórios ambientais e cenários de debate para desenvolver conteúdos teóricos e práticos da Química Ambiental, do curso de Química. Desse modo, foram selecionados quatro focos de contaminação: lixeira pública, matadouro, bairro Santa Luzia-União e lago Macurany, para trabalhar os conteúdos do programa. Apresenta-se o desenho de trabalho realizado no foco Matadouro. Avaliando-se os critérios Positivo e Interessantes manifestados pelos estudantes, pode-se expor que a experiência de empregar cenários ou espaços não formais para desenvolver os conteúdos da disciplina Química Ambiental do CESP propicia inquietação e desperta o interesse dos estudantes em conhecer melhor os problemas ambientais da cidade onde vivem, além de sensibilizar para a preocupação em cuidar e preservar o meio que lhes rodeia. %U https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/82 %J Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências %0 Journal Article %P 195-207%V 6 %N 11 %@ 1984-7505 %8 2017-04-25